terça-feira, 11 de março de 2008


HOMENAGEM AO IDEALIZADOR DA INDEPENDÊNCIA DE MAR VERMELHO/AL - EDSON LINS
Verificando nos anais da história de Mar Vermelho, temos que reconhecer a imbatível luta pela nossa libertação, comparando-se com a independência do Brasil com Portugal, pois nosso sofrido distrito nada recebia de seu município sede (Anadia). Tínhamos apenas um grupo escolar construído pelo Estado de Alagoas, com os seguintes cômodos: uma única sala de aula, uma área de recreio e um complemento destinado à moradia da professora. Não sabíamos o que era posto de saúde, médico era coisa desconhecida, as estradas eram construídas pelos proprietários junto aos moradores dos sítios, água encanada nem pensar, era água de cacimba com ou sem contaminação, tínhamos como iluminação: o sol, a lua, as estrelas e nas residências a tão conhecida “lamparina”. Vivíamos como se fôssemos animais, em total abandono, só sendo lembrado em época de eleição.Temos na história do Brasil o martírio de “José Joaquim da Silva Xavier” (Tiradentes), já o nosso idealista não teve esse trágico fim, faleceu de morte natural.
Por volta dos anos 1958 a 1960, o senhor Edson Tenório D´Almeida Lins ou simplesmente “Edson Lins”, já Deputado Estadual, movimentava-se com seus irmãos, destacando-se o senhor Neto Lins a procura de uma solução para nos libertar daquela situação, dando-nos o direito de sermos independentes e a luta segue, chega 1961, ano em que fora feito o plebiscito, verificado o cumprimento de todas as exigências para que a Vila de Mar Vermelho viesse a ser transformada a categoria de cidade. Vendo as dificuldades que estava encontrando, recorreu ao seu primo Hermann Almeida, também Deputado Estadual, para juntos obterem êxito na apresentação e aprovação no projeto de lei de sua autoria na Assembléia Legislativa de Alagoas, não importando a divergência política existentes entre eles. O projeto de lei foi apresentado, aprovado e sancionado pelo Governador Luis Cavalcante sob nº 2.431 de 03/02/1962, teve como dia oficial para emancipação 25/03/1962.
Coube ao Deputado Edson Lins, toda batalha em trazer para o novo município os seguintes benefícios: 1 - de imediato, a melhoria na estrada ligando com a cidade de Viçosa, alargamento, pontes etc; 2 – reforma e ampliação da escola estadual na sede da cidade, atual Professor Silvério Lins; 3 – inclusão da estrada ligando Santana do Mundaú a BR 316, a qual obteve o registro de AL 110, só vindo a ser concluída agora em 2006; 4 – batalhou e conseguiu o serviço dágua o qual fora inaugurado e entregue a CASAL em 28/10/1968; 5 – passou seis anos lutando até que conseguiu energia elétrica da CEAL, vindo da sub-estação de Palmeira dos Índios também inaugurada na mesma noite de 28/10/1968. Como Deputado e Líder do Governo do Estado, atendeu dezenas ou centenas de pedidos de emprego para várias pessoas pobres desta e de outras cidades (carcereiro, professor(a), serviçal, policial e tantos outros).
A quem tanto fez por Mar Vermelho, a primeira obra municipal que tinha como batismo oficial de Teatro Municipal “EDSON LINS”, por falta de zelo veio a desmoronar, sendo demolido e hoje o SESI constrói outro prédio em seu lugar e não sabemos que nome vai ter e a que fim se destina.
POR: JOSÉ AFONSO DE ALMEIDA NETO.
AGORA QUE VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA, VOTE NESSA COMUNIDADE: http://www.orkut.com/CommPollResults.aspx?cmm=7214034&pct=1202652771&pid=477710680
OBRIGADA POR TER LIDO!!!

2 comentários:

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

seu blog é muito bom. gostei de seus textos super profissionais.Parabéns.meu blog é marthacorreaonline.blogspot.com

Sandra Valéria disse...

0brigada Martha....sou uma pessoa voltada em pura preocupação com o futuro da nossa nação...e da humanidade.